Junto com o nome, seu logotipo e o registro da sua marca, garantir o domínio da sua empresa é um dos pilares para começar a firmar e manter sua marca institucional no mercado. Um bom domínio, relacionado ao seu negócio, vai te dar visibilidade online e até mesmo pode ajudar em um bom rankeamento no Google.

Por isso, mesmo que você não possa fazer um site em curto prazo, registrar um domínio com o nome da sua marca é um ótimo investimento com baixo custo e pode fazer a diferença em um projeto. Assim, você reserva o seu espaço online, garantindo que ninguém o faça antes de você.

Em um mercado onde cada vez mais os consumidores procuram informações na internet sobre as empresas das quais eles consomem produtos e serviços, ter esse espaço é essencial no sucesso do seu negócio. Nesse artigo, vamos explicar o que você precisa saber sobre o registro de domínio!

Como é feito o Registro de Domínio

Empresas como a Vivapixel fazem a intermediação desta ação para garantir que tudo ocorra bem e que você não saia lesado em nenhuma etapa do processo, mas também é possível que este processo seja feito por conta própria.

Após o registro do domínio no órgão responsável, é necessário configurar o DNS (do inglês Domain Name System, Sistema de Nomes de Domínios). Essa é a configuração que faz com que o seu domínio aponte (leve o usuário) até seu site e também é a que vai levar e trazer os seus e-mails. Após a mudança do DNS, pode levar até 24 horas dentro do Brasil e 72 horas o restante do mundo para que tudo funcione, o que é normal. Isso se chama tempo de propagação do DNS.

Esse é o momento de ficar muito atento e ter certeza que a empresa que está fazendo o gerenciamento do seu domínio tem expertise no assunto: se não for feita da forma adequada, a configuração do DNS pode comprometer o funcionamento do seu site e dos seus e-mails.

Dentro das configurações do domínio, existem casos em que o site está hospedado em um lugar e os emails em outro. Quando isso ocorre é necessário garantir que as configurações sejam feitas de forma independente, para o site não comprometer os emails, e vice versa.

Entendendo o que é um domínio

O domínio, na verdade, existe para facilitar a comunicação na internet. Todo computador, inclusive os servidores, têm um número. Se não existisse domínio, cada vez que você quisesse entrar em um site ou enviar um email para alguém, teria que digitar esse número gigantesco. Como isso não seria nada prático, a configuração de DNS associa o domínio a esse número, ou seja, o “traduz”.

Dicas para o registro de domínio da sua empresa

Como vimos, registrar um bom domínio é muito importante para garantir a presença digital da sua empresa. Por isso, separamos algumas dicas importantes para você considerar na hora de registrar seu domínio!

Use o que as pessoas estão acostumadas

E isso geralmente inclui domínios com.br. Mesmo que seu negócio seja internacional, convém registrar o domínio com o final .br, pois esse é o que as pessoas estão mais habituadas a digitar nos seus navegadores e emails dentro do Brasil.

Se possível, registre variações

O nome da sua empresa é escrito com “s” mas as pessoas insistem em escrever com “z”? Cabe aqui comprar o registro com a ortografia e errada e fazer um redirecionamento para o domínio correto. Isso também se aplica a outras variações como: nome da sua empresa + segmento que atua, segmento + nome da empresa, etc. Pense em formas as quais as pessoas poderiam te procurar. É possível redirecionar todos esses endereços para o correto, levando o usuário para o seu site.

Explore diferentes terminações de acordo com a estratégia da sua empresa
Existem diferentes sufixos disponíveis registro de domínio. Como falamos, é importante que seu domínio seja intuitivo, ou seja, que não induza as pessoas ao erro na hora de digitá-lo. Porém, dependendo da estratégia da sua empresa, pode ser interessante registrar um domínio com sufixo diferenciado. Por exemplo, se você for advogado, existe a extensão adv.br, para ongs, a .org. Cabe pensar no que é mais interessante para seu negócio de acordo com a forma como você deseja trabalhar seu posicionamento no mercado. Aqui também vale a dica número 2: se possível, registre variações com diferentes sufixos que façam sentido para o seu negócio.

Seja breve

Prefira um domínio curto. Lembre-se que ele também será usado no e-mail corporativo, portanto deve ser prático de digitar no navegador e no campo de contato.

Não perca tempo!

O que você menos quer é que seu cliente busca pela sua empresa na internet e acabe no site do concorrente, certo? Por isso, mesmo que ainda não tenha um site, providencie o seu registro de domínio para garantir que outra pessoa não faça isso antes. Cada vez mais os consumidores buscam informações online antes de tomar sua decisão de compra e, felizmente, o registro de domínio é um investimento acessível.

Use palavras-chave

Se possível, use palavras chave do seu negócio no registro do seu domínio, isso vai ajudar um pouco no posicionamento nos buscadores como o Google. Porém é importante lembrar que não funciona registrar vários domínios a apontar para um principal, para os buscadores só vale o principal.

Renovação do domínio: Fique atento

Anualmente, é necessário realizar a renovação do registro de domínio. Caso você perca o prazo, a propriedade fica disponível para outras pessoas, portanto fique atento para que isso não ocorra!

Cuidados importantes

Sempre registre o seu domínio em seu CNPJ, assim seus dados de CPF não ficam expostos na internet para que pessoas mal intencionadas possam usá-lo. Caso esteja inseguro em fazer qualquer um dos processos referente ao registro de domínio e hospedagem, procure um profissional na área para auxiliar no processo.