Ter uma loja virtual é uma ótima maneira de expandir o alcance de suas vendas e potencializar os resultados da sua empresa. Mas, embora essa modalidade não necessite dos gastos habituais de uma loja física – como aluguel – em um mercado cada vez mais competitivo são necessários alguns cuidados e ajustes para que sua loja virtual possa se destacar para o público alvo certo.

Atualmente, não basta que seu produto ou serviço sejam bons: é necessário que você saiba comunicar as qualidades deles para seus clientes e, tão importante quanto isso, que essa mensagem chegue ao público certo. Felizmente, o ambiente digital proporciona uma série de mecanismos e ferramentas para facilitar esse diálogo, aproximando as pessoas de empresas que oferecem soluções para suas demandas.

Para ajudar empreendedores que desejam otimizar seus resultados, separamos 07 dicas para melhorar suas vendas e alavancar o crescimento da sua loja virtual!

7 dicas para conseguir melhorar as vendas de sua loja virtual

Em primeiro lugar, antes de desenvolver sua loja virtual, pesquise sobre as diferentes plataformas disponíveis no mercado e avalie qual opção faz mais sentido para seu negócio.

Lembre-se que as versões mais econômicas, invariavelmente, também serão aquelas que irão oferecer menos recursos e isso pode refletir diretamente na sua conversão em vendas.

Uma boa saída é priorizar a escolha de uma boa plataforma, que ofereça suporte para implementação de ferramentas posteriormente e garantir que ela seja executada por desenvolvedores profissionais. Depois disso, aos poucos, você pode ir implementando mais recursos na sua loja virtual conforme o seu negócio cresce.

Depois da loja lançada e em funcionamento, é hora de colocar em prática algumas melhorias. Separamos 07 dicas para te ajudar a alavancar suas vendas:

01. Monitore e entenda seus números

Os números da sua loja virtual são seus maiores aliados na hora de criar estratégias para vender mais. Uma boa leitura da quantidade de acessos, taxa de rejeição, tempo de permanência na loja virtual, páginas mais acessadas, quantos usuários chegam a colocar o produto no carrinho, quantos desistem, entre outros dados, são informações valiosas para realizar um diagnóstico das forças e fraquezas do seu negócio. Nunca subestime o poder de uma boa análise para implementar mudanças que farão a diferença nas suas vendas.

02. Realize pesquisas com os clientes da sua loja virtual

Cada vez mais os consumidores prezam por uma comunicação horizontal com as empresas das quais compram produtos ou serviços. Isso significa que eles não querem somente ouvir o que você tem a dizer sobre o seu negócio, mas também que você se mostre disponível e interessado no que eles têm a dizer sobre a experiência de compra. Sempre que possível, realize o pós venda verificando se a expectativa daquele cliente sobre a sua loja virtual foi cumprida, o que o surpreendeu e o que pode ser melhorado. Utilize esse feedback para realizar melhorias, agradar novos clientes e fidelizar aqueles que se sentirão valorizados por terem sido ouvidos.

03. Foque em publicidade coerente

Não adianta que você tenha milhões de acessos na sua loja virtual caso eles não venham do público alvo certo, ou seja, que não tem potencial de se converter em vendas. Por isso, fazer publicidade pouco transparente, mal direcionada ou sem planejamento é um desperdício de tempo e dinheiro. Invista em pesquisas de mercado e foque em campanhas específicas para seu nicho, direcionadas a quem realmente pode comprar algo de você.

04. Entenda as necessidades e desejos do público alvo da sua loja virtual

Assim como a pesquisa pós venda, pesquisas de mercado com potenciais compradores são muito bem vindas. O objetivo aqui é entender tudo o que o consumidor espera da sua loja virtual e como você poderia surpreendê-lo. O que seus concorrentes não oferecem e que faz falta no mercado? Qual ferramenta na sua loja virtual seria um ponto a seu favor na hora do seu cliente escolher entre você e outras do mesmo segmento?

Existem diversas maneiras de realizar esse tipo de pesquisa, algumas delas gratuitas, como o Google Forms. De quebra, você ainda pode oferecer um cupom de desconto para quem participar da pesquisa, conseguindo assim dados e novos clientes.

05. Ofereça prova social do seu valor

Como seres sociais, somos influenciados pela opinião e pela experiência de outras pessoas. Por isso, é muito valioso disponibilizar na sua loja virtual depoimentos de seus clientes para que outros possam confiar na sua marca.

Se esses depoimentos estiverem em vídeo, melhor ainda! Por isso é tão importante criar relacionamento e manter uma comunicação horizontal com seus clientes. Sendo ouvidos e se sentindo valorizados pela sua empresa, eles se tornarão brandlovers (que amam a marca), grandes aliados na construção da imagem institucional da sua marca como referência no mercado.

06. Invista na usabilidade e otimize sua loja virtual

A experiência do usuário ao acessar sua loja virtual tem que ser agradável e intuitiva, caso contrário, ele provavelmente vai desistir da compra antes mesmo de terminar de avaliar seu produto ou serviço. A boa aparência também conta como ponto positivo na credibilidade que sua loja transmite ao consumidor.

Para garantir isso, sua loja virtual deve ser desenvolvida de forma profissional, com excelente design e com uma boa dose de bom senso. Se pergunte: as cores estão adequadas à leitura na web? Os botões de compra estão em locais adequados, em tamanhos proporcionais? Também é válido ressaltar que a máxima do “menos é mais” também é válida para as lojas virtuais. Você não vai querer um milhão de pop ups abrindo para tirar o foco do seu cliente, que deve ser a conversão na venda.

07. Use o marketing de conteúdo para se estabelecer como referência no seu segmento

A definição de Marketing de Conteúdo pela Content Marketig Institute é : “(…)Uma abordagem de marketing estratégico focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público específico – e, em última análise, impulsionar a ação lucrativa do cliente.” Investir nesse tipo de material para sua loja virtual não só vai fazer com que você ganhe a confiança do público como também que estabeleça uma posição de autoridade no mercado. Além disso, é uma ótima maneira de trabalhar o SEO na sua loja virtual, ajudando no posicionamento orgânico em buscadores.

Sua loja virtual deve estar em constante evolução!

Essas são algumas dicas importantes que separamos para te ajudar a alavancar as vendas na sua loja virtual. Mas lembre-se: Como qualquer negócio, é necessário ficar atento às tendências do mercado e as demandas do público e, no digital, essa necessidade de renovação é ainda maior pois as mudanças ocorrem de forma muito mais rápida.

Por isso, é importante manter sua loja virtual evoluindo constantemente, em busca de resultados cada vez melhores.