Um problema muito comum entre empresas que estão buscando oportunidades de negócio no digital, é não utilizar boas práticas em SEO (Otimização para Buscadores) para melhorar ranqueamento do seu site no Google.

Além dos problemas que serão exemplificados aqui, é importante entender que seu site é um canal de vendas e precisa de atenção para gerar resultados.

Mas, por que isso é tão importante? Por que devemos nos preocupar com isso? Veja a lista de complicações que podem ocorrer se você não der atenção a esta estratégia:

Posição ruim nos buscadores

Como sabemos, o Google muda constantemente suas políticas de ranqueamento dos sites na plataforma, por isso, é muito importante manter seu site atualizado de acordo com essas regras, para que o ranqueamento dele não seja afetado com qualquer tipo de penalização que a plataforma possa realizar, como por exemplo, manter seu site com carregamento rápido ou ele ser responsivo.

Custo com aquisição de tráfego muito alto

O primeiro ponto a se analisar em uma estratégia de marketing, é a questão do tráfego e como será feita a atração do seu público-alvo. Porém, é muito comum empresas errarem a mão neste ponto por investirem tudo em uma única fonte de tráfego, seja ela orgânica ou mídia paga.

O mais importante a se entender é que se seu site não tem a devida atenção e se não utiliza outras estratégias como Growth Hacking, SEO ou até mesmo criar conteúdos relevantes para seus clientes, com toda a certeza o seu investimento em mídia para gerar tráfego só irá aumentar.

Taxa de conversão do site inexistente

A partir do momento que você cria um site é essencial entender o comportamento do seu cliente e não gerar problemas para ele durante a jornada de compra. Um erro muito comum entre as empresas que não dão atenção para um site bem estruturado é criar esse canal com base na concorrência, sem pensar no seu cliente.

Isso gera muitos problemas na criação de um fluxo de venda alinhado ao público alvo e também, na usabilidade que pode tornar a experiência desse cliente negativa e acabar resultando na perda de um cliente em potencial.

Site com tempo de carregamento lento

Vivemos na era do imediatismo, tudo precisa ser rápido, simples e eficiente. Trazendo para o contexto offline, imagine se você vai em uma rede de fast food e seu pedido demora muito tempo, você com certeza, ficará insatisfeito. O mesmo se aplica no online.

Segundo pesquisas realizadas pela Kissmetric, 40% dos usuários abandonam sites que demoram mais de 3 segundos para carregar e o mesmo reduz 7% a conversão para cada segundo a mais que o site leva.

Quando entendemos no que isso pode nos acarretar, está na hora de entender como podemos solucionar esses erros e começar a trilhar caminhos mais assertivos nas nossas estratégias de marketing digital.

5 práticas que vão ajudar o seu site a ficar no topo do Google

Para você que acredita no digital como um caminho para se comunicar e se aproximar de seus clientes, aqui vai uma lista das TOP 5 boas práticas em SEO para você melhorar os seus resultados:

Hierarquia do código HTML bem estruturada

Para simplificar o entendimento sobre o assunto, este aspecto influencia muito na escaneabilidade do conteúdo tanto para os buscadores, Google, Yahoo e o Bing como até mesmo para os usuários que irão ler ele.

Certificado de Segurança (SSL)

Cada vez mais existe uma preocupação com a proteção dos dados pessoais no mundo digital, além do Google penalizar seu site nesse aspecto. O certificado Secure Socket Layer (SSL) ajuda a passar mais segurança para seus usuários, criptografando dados pessoais e protegendo o consumidor. Se você quer entender mais sobre SSL temos um artigo em nosso blog com mais informações sobre o assunto.

Arquivo Sitemap

O arquivo sitemap é basicamente um mapa do seu site, para que o robô do Google e outros buscadores consigam identificar quais as páginas do seu site para indexá-las e qual a frequência de atualização de cada uma delas.

Otimização das imagens e Alt attribute

As imagens têm um papel muito importante na nossa estratégia de comunicação, porém, vai muito além do estético. Se você cuidar de todos os outros pontos e colocar imagens muito grandes, com toda certeza você terá problemas de carregamento do site.

É imprescindível que seja feita otimização do tamanho das imagens para que não fiquem muito pesadas. Uma dica para te ajudar a fazer isso é usar uma ferramenta chamada  Tinypng.

Além dessa otimização, outro ponto a se considerar é a utilização do texto alternativo (alt) nas imagens, que consiste em utilizar as palavras chave na descrição das imagens do seu site, isso ajuda os buscadores a ranquear melhor o seu conteúdo.

Foco no mobile

Em alguns países o número de buscas pelo mobile supera as buscas realizadas pelo desktop, o que nos mostra uma tendência de comportamento por parte dos usuários, além das atualizações constantes do algoritmo do Google para identificar os sites que já são mobile, podendo também penalizar os que não utilizam dessas práticas.

Isso pode não ser novidade para ninguém, porém ainda não é uma prática difundida pelas empresas – apesar de ser muito cobrada pelo Google.

 

Você precisa de ajuda com seu site?

E se você precisa de ajuda nessa ou em qualquer outra estratégia de marketing que possam ajudar a sua empresa, você pode entrar em contato com a gente no formulário aqui em baixo.