Se você é proprietário ou gestor de uma empresa, sabe a importância e necessidade dos dados. Quando trata-se da administração de um negócio, não podemos tomar decisões baseadas em palpites, os números não mentem e sem eles, toda decisão é um grande risco para o futuro da empresa.

Pensando nessa necessidade que foi criado o conceito de Business Intelligence, e hoje nesse artigo, vamos explicar um pouco mais sobre esse método capaz de trazer tantos benefícios para o seu negócio.

Mas afinal, o que é Business Intelligence?

Traduzido de forma literal, Business Intelligence – ou BI, como também é conhecido – nada mais é que Inteligência Empresarial. Esse conceito foi criado por Gartner Group que definiu BI como “um termo genérico que inclui aplicações, infraestrutura, ferramentas e melhores práticas que permite o acesso e análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho”.

Em outras palavras, Business Intelligence é o conjunto de dados, informações e análises que ajudam na tomada de decisão.

 

No que o BI pode ajudar a minha empresa?

Os benefícios da aplicação do BI são inúmeros, tantas empresas têm notado isso que atualmente, o número de procura por profissionais nessa área tem crescido exponencialmente.

O setor responsável por essa parte da empresa poderá recolher todos os dados relevantes internos e externos, e assim ajudá-la nas decisões tanto preventivas, quanto ações corretivas.

Muitas pessoas acham que o uso do Business Intelligence deve-se somente para ações da equipe de marketing, por exemplo, mas a verdade é que o BI (assim como o marketing) auxilia o crescimento e correção de todas as áreas da empresa.

O uso desse método pode ajudar sua empresa:

  • No funcionamento estratégico da logística

A logística é um dos maiores desencadeadores da necessidade de ferramentas e profissionais de BI. Se a produção de algum produto ou serviço está com problemas, existe atraso no fornecimento ou pouca demanda para muitos produtos, o BI pode ajudar a sua empresa a agir de forma preventiva, evitando imprevistos e trabalhando com tranquilidade e assertividade através da análise de dados e definições de decisões.

Existem ferramentas que podem ajudar você na coleta e organização desses dados, além é claro, de um profissional especializado que saiba reunir essas informações de forma lógica e ajudá-lo a tomar decisões estratégicas.

  • A desenvolver ações de marketing assertivas

No marketing o Business Intelligence é muito utilizado, principalmente tratando-se de marketing digital, onde as informações são muito mais fáceis de serem coletadas e analisadas. Com o BI aplicado ao marketing, sua empresa poderá ter informações sobre campanhas publicitárias, acessos ao site, informações sobre os usuários, entre outros dados importantes e assim, saber se o caminho que estão seguindo é o mais adequado ou se é necessário mudar a rota. Também é possível descobrir padrões e repetições de comportamento de usuário, o que também facilita a decisão.

Nessa hora é importante não confundir junção de dados com BI. Recolher várias informações sobre redes sociais, campanhas, site e publicidades não é estratégico. BI consiste em, recolher essas informações e organizar todos esses dados de forma que eles se tornem influenciadores da tomada de decisão.

 

Como posso aplicá-lo na minha empresa?

Se você deseja aplicar o Business Intelligence na sua empresa, pode seguir alguns passos que te ajudarão a começar:

  • Invista em ferramentas para análise de dados

Aposte em ferramentas, aplicativos e plugins que facilitem o monitoramento da sua empresa. Isso é fundamental para o trabalho de BI

  • Aprenda a entender as informações

Não adianta juntar vários números e dados, se aquilo não fizer um sentido lógico e indicar alguma ação. O trabalho de BI consiste em tomar ações a partir das informações coletadas, por isso analisar, entender e melhorar faz parte desse processo.

  • Encontre os padrões e repetições

Quando analisamos dados, é comum encontrarmos algumas ações que funcionam muito bem sempre, em contrapartida, também encontramos ações que nunca funcionam. Fatores se repetem em todas as empresas, encontre esses padrões e melhore o que for necessário.

  • Tenha medo de confiar no palpite, não nos dados

É comum muitos gestores ficarem receosos na hora de tomar uma decisão baseada nos dados coletados e analisados pelo BI, mas muito mais incerto do que mudar baseando-se em dados, é continuar da mesma forma somente pelo achismo. Por isso, não tenha medo de mudar e apostar em novos caminhos que podem melhorar a sua empresa.

  • Invista em ajuda especializada para melhorar seus resultados

O trabalho de Business Intelligence é altamente estratégico e possui um alto potencial de resultados para a sua empresa, mas para isso ele precisa ser feito da forma correta. Associar o BI a estratégias de marketing digital é a melhor forma de crescer de forma assertiva, saudável e expressiva.

Aqui na Vivapixel oferecemos os serviços de marketing digital de forma estratégica, visando resultados. Se você deseja melhorar os seus, entre em contato conosco agora mesmo, ficaremos felizes em sanar todas as suas dúvidas.