Tratando-se, não só de marketing digital, mas também da vida, uma coisa é certa: nem tudo é bom para todo mundo o tempo todo. Passamos continuamente por mudanças físicas, psicológicas, transicionando entre uma fase e outra da vida e sempre nossos gostos e interesses mudam com essas transições.

Especialmente na comunicação, quando falamos, nos dirigimos a alguém. Mesmo que um texto que você publique no seu blog atinja 300 pessoas, elas lerão individualmente. Entende-se então que quando você escreve esse texto, escreve para uma pessoa específica, em uma fase da vida específica, com os seus interesses, dores e desejos específicos. O marketing digital trata-se de atingir – estrategicamente – os pontos de dor do seu potencial cliente para que ele então, busque as soluções com a sua empresa. A famosa frase de Conrado Adolpho que diz que “A melhor maneira de encontrar o seu cliente, é ser encontrado por ele”, define muito bem esse conceito.

Preparamos esse texto para mostrar a você a importância do conteúdo correto na hora de se comunicar, para atingir a pessoa certa com o conteúdo ideal para ela naquele momento. Confira nossas dicas:

1 Ninguém navega pelo feed procurando por propaganda

É fato que se a sua empresa está nas redes sociais, a melhor forma de gastar dinheiro sem nenhum retorno é investindo somente em conteúdos comerciais. Se o seu objetivo nesse momento é o engajamento e a atenção do seu cliente, você precisa produzir vídeos, ebooks, quizz e posts que seriam realmente interessantes para o seu lead.

2 Se você consegue inspirar, consegue vender

A partir do momento em que o lead conhece o seu produto ou serviço e está aberto a saber mais, é a hora de inspirar o usuário. Aqui na Vivapixel sempre dizemos que o cliente não compra o produto ou serviço somente  pelo que ele é, mas compra pela solução e sentimentos que ele pode oferecer. Por isso, quando o usuário conhece a sua marca, ele precisa saber o que ela tem de tão especial e o que isso vai acrescentar na vida dele.

Para essa fase, o ideal são conteúdos como reviews, depoimentos, eventos, entre outros.

3 Mostre que você é especialista no assunto

Na hora de decidir a empresa que vamos fechar negócio, saber que ela não só sabe o que está fazendo, como é especialista no assunto, faz toda a diferença. Se você quer que o seu público acredite na sua oferta, precisa mostrar a ele que você entende muito bem daquilo que oferece.

Nessa fase, conteúdos educativos como textos no blog, ebooks, tutoriais, webinars, fazem toda a diferença.

4 Venda!

Mesmo com todos os conteúdos das etapas anteriores, talvez uma pergunta ainda esteja na mente do seu lead: porque eu preciso desse produto ou serviço? Esse questionamento precisa ser respondido pelos conteúdos da sua empresa, de uma forma espontânea que ajude o seu potencial cliente a decidir por si próprio.

Para essa etapa, aposte na demonstração da sua empresa, serviços e produtos, depoimentos, estudos de caso, entre outros.

De forma resumida, você precisa seguir quatro passos para suas publicações:

 

  • Entretenha
  • Inspire
  • Eduque
  • Convença

 

Bônus:

 

Todas essas formas de conteúdo dizem respeito ao alcance de um cliente, mas a estratégia não deve acabar depois que ele já está na casa. Depois de conquistar um cliente, lembre-se de:

 

  • Cumprir todas as promessas feitas pela sua marca;
  • Proporcionar a melhor e mais bem planejada experiência de compra;
  • Garantir um atendimento impecável;
  • Estar aberto aos feedbacks positivos e negativos.

“Nós vemos os nossos clientes como convidados para uma festa em que nós somos os anfitriões. É nosso trabalho de todos os dias fazer com que cada aspecto importante da experiência do cliente seja um pouco melhor.” (Jeff Bezos – fundador da Amazon.com)