Oprah Winfrey

Apresentadora, atriz, empresária norte-americana e vencedora de vários prêmios, Oprah Winfrey é o modelo de sucesso, quando o assunto é empreendedorismo.

Nascida em 29 de janeiro de 1954, na cidade de Kosciusko, no Mississipi – EUA, Oprah teve uma infância difícil. Filha de mãe solteira, a apresentadora foi criada em grande parte do tempo pela avó, enquanto sua mãe tentava a vida em outra cidade.

Mas, foi aos 6 anos em que a sua vida pacata mudaria totalmente. Ao mudar-se para Milwaukee, Oprah foi abusada sexualmente pelos patrões e visitantes da casa, onde sua mãe trabalhava dos nove aos treze anos. Aos 14 anos, Oprah tentou fugir, mas acabou engravidando logo em seguida. Depois de alguns meses, ela perdeu o bebê.

Logo após o episódio, foi morar com o pai e, a partir dali, a sua vida começa a ganhar outro rumo. Após receber a bolsa de estudos no colégio Nicolet High School, em Wisconsin, onde pode dar início nas aulas de oratória. Tempos depois, Oprah foi considerada a aluna mais popular da escola, graças ao seu talento.

A sua carreira no universo da comunicação começou quando ganhou um concurso de locução na Universidade Estadual do Tennessee, onde ela já cursava Comunicação e Artes Cênicas. Em seguida, foi em Nashville que ela ingressou na televisão como âncora de um telejornal.

Em sua trajetória profissional, ela atuou em um programa de entrevistas e, logo depois liderou o Talk Show AM Chicago – atração com recorde de audiência.

Oprah Winfrey e Michael Jackson

Em 1990, com o programa “The Oprah Winfrey Show”, foi que a sua carreira ganhou novos rumos, quando conseguiu uma entrevista inédita com Michael Jackson. O astro que, não concedia nenhum tipo de contato com a imprensa, passou a ser um marco para o sucesso da apresentadora. Na época, o programa foi visto por mais de 100 milhões de espectadores.

Na categoria talk show, Oprah recebeu três Emmy Awards e, assim, ela se torna uma das pessoas mais influentes da televisão e seu programa passa a ser exibido em âmbito nacional.

Nas telonas do cinema

Em paralelo, na carreira de atriz, Oprah levava o público às lágrimas com o filme “A cor púrpura”, dirigido por Steven Spielberg. A sua atuação lhe rendeu uma indicação ao Oscar e um Globo de ouro, como melhor atriz coadjuvante.

No universo cinematográfico, em “Heranças de Sangue”, mais uma vez, ela foi sucesso absoluto. Ao mesmo tempo em que a sua carreira na televisão decolava a cada dia, Oprah ecoou a sua voz em uma série de animações de sucesso, incluindo a “A Menina e o Porquinho”, “Bee Movie – A História de uma Abelha” e “A Princesa e o Sapo”.

Mundo dos negócios

Como empresária, Oprah fundou a sua própria produtora, a Harpo Productions Inc, e assim, após comprar os direitos do programa The Oprah Winfrey Show, a apresentadora foi a primeira mulher a produzir o seu próprio talk show, e com isso, nasceu a oportunidade de criar o programa, de acordo com as preferências.
Mas a carreira no mundo dos negócios não parou por aí, e foi no filme There Are no Children Here, em 1993, que Oprah pode constatar ao mundo, o seu talento para também comandar no cinema.
Baseado no longa-metragem: “Amado”, a apresentadora e agora empresária, fundou o seu próprio clube do livro: o “Oprah Book Club”.

Apesar do sucesso, Oprah não deixou de lado as causas sociais, e como ativista contra o abuso sexual, Oprah fechou uma parceria com um canal na tv a cabo voltado para o público feminino e em 2000, tornou-se uma das maiores filantropas do mundo, através do programa Oprah’s Angel Network, que presenteava com 100 mil dólares pessoas que de alguma forma ofereciam ajuda ao outro, além de responder pelo Oprah Winfrey Leadership Academy for Girls, uma instituição de caridade para meninas sul-africanas.
No mundo dos impressos, Oprah também está presente com as revistas The Oprah Magazine e At Home e o seu programa de radio: XM 156 Oprah Radio, desde 2006.

Vida pessoal

Atualmente, a apresentadora é considerada a mulher afro-americana mais rica do mundo e, com isso ocupa um dos primeiros lugares na lista de bilionários negros, na revista Forbes. Em 2009, o seu patrimônio foi avaliado em 1,95 bilhões de euros.

Apesar de não ser casada oficialmente, Oprah vive com o empresário Stedman Graham, desde 1986 e o casal não tem filhos. Quando o assunto é a sua vida pessoal, a apresentadora é discreta e evita falar sobre o tema, mas alguns rumores, afirmam que, a relação com a sua família é um pouco conturbada, devido à sua gravidez precoce.
Um de seus dois irmãos por parte de mãe faleceu em 1988, vítima de Aids. Assim como, seu pai e irmã que faleceram em 2003, por motivos desconhecidos.

O que podemos aprender com o Oprah Winfrey?

Assim como de muitas pessoas, a sua trajetória não foi fácil, no entanto, Oprah jamais escondeu sobre a sua batalha desde a infância e esta transparência com o seu público, justamente, tornou-a uma das mulheres de sucesso no mundo dos negócios, além de transmitir a relação de confiança com os seus telespectadores.

E diante de todos os obstáculos, mesmo após o sucesso, ela não teve medo de mudanças. Apostar em uma nova área ou até mesmo em um nicho desconhecido, permitiu que a apresentadora, se tornasse uma empresária reconhecida no mercado.

Ser ousado no mundo dos negócios é uma faca de dois gumes: o sucesso ou fracasso. Mas arriscar, fez de Oprah, além de um modelo a ser seguido no mundo do empreendedorismo, uma grande influenciadora no universo do marketing. Tudo que leva o seu nome ou marca é garantia de vendas milionárias.

Além de tudo, é preciso ter humildade e saber a hora de parar. Assim foi com Oprah, quando decidiu encerrar o seu programa de talk show e, apenas se concentrar em seu novo projeto, a sua própria rede de televisão, a Own. E mais uma vez ela arriscou, mesmo sabendo que a mudança poderia ser positiva ou não.

Podemos aprender com a inspiradora, Oprah Winfrey, que todos os dias temos uma oportunidade de recomeço e não importa o que tenhamos vivido até aqui, importa o que vamos buscar daqui em diante.

É hora de arriscar!