Se você está por dentro das tendências e novidades no mundo dos negócios, sabe que o marketing digital já se tornou uma estratégia imprescindível para qualquer negócio. Seja micro, média ou grande empresa, um bom posicionamento digital é o que faz com que uma empresa se diferencie da concorrência. 

Se o seu negócio já utiliza o marketing digital, confira os 8 P’s que podem melhorar sua estratégia ainda mais. Se a sua empresa ainda não utiliza nenhuma das técnicas do marketing digital, então você precisa conhecer esses passos e começar!

1. Pesquisa

De nada vai adiantar um planejamento adequado sem uma pesquisa prévia. Por isto, este é um dos P’s do marketing digital mais necessários. Durante esta parte do processo, seu público-alvo é ouvido. A partir daí, é possível traçar um panorama com todas as necessidades que ele tem e elaborar uma forma de apresentar soluções para seus problemas.

2. Planejamento

O segundo “P” do marketing digital diz respeito ao planejamento. Este é um fator de extrema importância, já que nesta etapa é traçado um caminho para uma boa estratégia de marketing. É importante que esta definição seja feita, baseada na pesquisa já realizada da empresa, para que as estratégias escolhidas sejam as mais assertivas para o seu negócio.

3. Produção

Este é um outro P do marketing digital que deve ser levado em conta. Nessa etapa, vamos executar tudo o que planejamos anteriormente. É hora de avaliar plataformas, produzir conteúdo e colocar toda a sua estratégia de marketing digital para funcionar.

4. Publicação

Na fase da publicação, você poderá finalmente disponibilizar o seu conteúdo já produzido, para o seu público alvo. É o momento ideal para conferir se o seu site está bem otimizado, se o conteúdo está atrativo e se o seu cliente ideal pode ser alcançado e atraído por esse tipo de publicação.

Marketing digital

5. Promoção

Para atrair seu público com uma comunicação digital bem-sucedida, é necessário oferecer coisas para ele. E é aí que entra este outro “P” do marketing digital. Com a promoção, você dispõe de produtos e serviços úteis e informativos. No caso de um site, os conteúdos ricos em diversos formatos – como ebooks, webinars, entre outros – podem fidelizar muitos clientes de forma simples e eficaz.

6. Propagação

Este P do marketing digital leva em consideração a forma como seu conteúdo irá alcançar mais pessoas. Se o seu site for interessante e sua comunicação digital eficiente, há mais chances dele ser compartilhado por seus clientes. Além disto, impulsionar publicações e estar sempre atento nas tendências para produzir informações de acordo é de grande valia.

7. Personalização

Nesta etapa do P de marketing digital é adotado o tipo de linguagem e as estratégias que serão utilizadas para alcançar determinado tipo de cliente ideal que a sua empresa deseja atingir. Esse é um trabalho que deve ser constantemente monitorado, para alcançar cada vez mais assertividade na comunicação da sua empresa com o seu público alvo.

8. Precisão

Uma comunicação digital adequada deve alcançar seus objetivos, e é aí que entra a Precisão. Com base em tudo o que você produziu, e a resposta de seus clientes, os resultados são mensurados. A partir destas informações, é possível analisar aquilo que deu resultados e deixar de lado o que não deu certo. A pesquisa deve ser algo frequente neste fator.

Utilizando os 8 P’s do marketing digital da forma certa, seu empreendimento apresentará bons resultados. Tudo é uma questão de estratégia, investimento em comunicação digital e um site completo. A partir dessas estratégias, você poderá consolidar-se em meio a um público-alvo específico e fidelizar clientes. Comece a implementar essas táticas hoje mesmo e veja como elas melhorarão seu negócio.