Loja Virtual

Depois de aprender algumas técnicas que irão alavancar as vendas da sua empresa, o próximo passo será a comercialização pela internet, certo? Se estes são os seus planos, então você deve ler este artigo até o final, e descobrir como uma loja virtual pode ser um ótimo aliado para o seu negócio.

Mas afinal você sabe o que é um loja virtual?

O conceito muitas vezes definido erroneamente, é baseado na comercialização de um determinado produto de uma única empresa, fabricante ou revendedor, através de uma plataforma virtual própria. Neste caso, apesar de você ter a responsabilidade de toda a estrutura, inclusive do design, esta forma permite uma maior liberdade quanto à administração do seu negócio virtual.
Diferente do marketplace, por exemplo, que possibilita a venda de produtos de vários fornecedores e, que já possui uma plataforma pronta, o que exige apenas, o cadastro do produto.

Tipos de loja virtual: B2B ou B2C?

O formato B2B é destinado para a comercialização de produtos para outras empresas, geralmente, a venda da matéria-prima ou até mesmo de equipamentos, se encaixam neste perfil. Neste caso, a venda é mais complexa, por que envolve uma quantidade mínima, além das condições de pagamento, prazo de entrega e aprovação de cadastro.

Já o B2C é o relacionamento com o consumidor final, ou seja, a venda de produtos para bens de consumo e serviços, nos quais podem ser considerados: roupas, medicamentos e móveis, por exemplo.

Qual é a vantagem de ter uma loja virtual?

Quando comparamos à uma loja física, os benefícios são relacionados ao custo, já que você não terá o investimento na locação de um espaço, entre outros encargos que envolvem um aluguel, além da contratação de funcionários e pagamento de comissão para a equipe de vendas.

Com esta economia é possível oferecer ao cliente o melhor preço, e este deve ser o diferencial para aquele que opta por comprar pela internet e não em uma loja física, já que o prazo de entrega, às vezes não é assim tão rápido, apesar da comodidade da compra, através de clique.

No entanto, não podemos esquecer que a loja virtual também envolve gastos, e dependendo da proporção que o mesmo tomar, pode exigir uma equipe ainda maior de funcionários, um bom investimento em marketing digital e boas plataformas.

Qual tipo de produto será comercializado na loja virtual?

Neste caso é preciso analisar toda a estrutura que envolve uma negociação, dependendo do produto.
Quando se trata de um produto físico e tangível, deve-se considerar o estoque e a logística de entrega. O cuidado deve ser redobrado, para que não hajam problemas na hora da aquisição, pois a quantidade de estoque deve ser igual à disponibilizada na loja virtual.

Outra preocupação deve ser em relação às etapas de separação, embalagem e entrega do produto, de acordo com o frete contratado.

Já nos casos de produtos não tangíveis, como a compra de um e-book ou até mesmo de um software, os cuidados são menores, mas não menos importantes. Pois, deve ser garantido que o arquivo não esteja corrompido, além da clareza em relação ao suporte técnico, prazo de garantia e em técnicas que combatem à pirataria do seu produto.

Marketing Digital da sua loja virtual

Depois de idealizar a melhor forma de comercialização na internet, o próximo passo está nas definições das ações de marketing digital para sua loja virtual.

A primeira tarefa será a definição do público-alvo, através da criação de uma persona, ou seja, quem o seu conteúdo vai dialogar. A partir daí, é preciso produzir assuntos interessantes e de qualidade e, que se enquadrem no funil de vendas da sua empresa. As pautas devem ser elaboradas com o intuito de despertar a curiosidade do cliente até a decisão de compra.

Após a definição, é preciso saber em quais ferramentas do marketing digital a sua empresa irá trabalhar. Seja na publicação em redes sociais, na formatação de anúncios, ou no envio de newsletters com promoções, por exemplo.

A oferta de produtos específicos em determinados dias da semana, além do envio de códigos e vouchers com desconto é a garantia de fidelização do cliente. Outra forma de atraí-los para compras futuras, é o envio de sugestões de produtos semelhantes, como: “quem comprou este produto, também viu…”. A técnica é aplicada por grandes varejistas de sucesso na internet.

Aproveite as datas comemorativas para criar uma promoção e crie um calendário para o disparo dos anúncios. Apesar das pessoas serem bombardeadas diariamente com vários e-mails promocionais, o envio realizado em determinado dia e horário, fidelizam o cliente, e acreditem, eles esperam pela promoção.

Cuide da sua reputação!

Com a velocidade da internet, assim como os elogios, as reclamações ganham notoriedade rapidamente, e isto não é nada bom para o seu negócio.
Por isso, é importante que sejam disponibilizados vários canais de atendimento ao consumidor: telefone, e-mail, chat e redes sociais são ótimas escolhas, quando o assunto é atender o seu cliente.
Atualmente, existem vários sites em que é possível visualizar a classificação da loja, caso a sua empresa seja incluída no cadastro, responda às solicitações e resolva o problema rapidamente.

Métricas da sua loja virtual

Da mesma forma que as ações de marketing digital devem ser mensuradas para análise dos resultados, a sua loja virtual também deve ser submetida a este monitoramento constantemente. O objetivo é identificar o que está ou não dando certo no seu negócio, quais são os produtos mais visualizados e quanto tempo e quais páginas as pessoas gastam mais tempo, durante a navegação.

Além disso, essa leitura vai identificar como as pessoas chegaram à sua página, seja por meio de promoções via e-mail, redes sociais ou anúncios patrocinados.
Você está fidelizando o cliente? Através da análise das métricas é possível saber se, o seu site está recebendo a visita de clientes ou de prospects, e isto pode te auxiliar na elaboração de novas ações de marketing digital.

O cliente escolheu o produto, mas abandonou a compra no carrinho? Talvez, o problema esteja no prazo de entrega ou nas condições de pagamento. Uma das métricas mais relevantes para o seu negócio, está nesta situação. Este é o momento de rever as condições de compra ou até mesmo enviar um e-mail para ele, oferecendo um desconto, no caso de rever a decisão de aquisição do produto.

As lojas virtuais tem ganhado cada vez mais força no mercado e possibilitado aos empreendedores, novas formas de investimento e negócios. Se você está pensando em abrir uma loja virtual, não deixe de entrar em contato com a gente. Teremos prazer em ajudar você a alcançar o sucesso!